Ibanez JEM Forum banner

Solo "Is This Love" (Whitesnake)

19K views 22 replies 13 participants last post by  mr_rainmaker777  
#1 ·
Olá pessoal, atualmente estou aprendendo "Is This Love" do Whitesnake, mas tendo um pouco de dificuldade em recriar o timbre da guitarra do solo.

Soa como um som processado com muito ganho, muito agudo e bastante cortante (especialmente na segunda metade do solo), simplesmente não consigo chegar perto de recriá-lo com uma configuração básica de guitarra/amplificador/pedal.

Alguma ideia de como chegar perto desse som? Estava me perguntando se talvez fosse um ADA MP-1 ou similar, pois havia muitos deles em uso naquela época nesse tipo de disco.

'87

#6 ·
Toda vez que alguém diz que ama este ou aquele instrumento em uma música, isso me diz que ele não tem experiência em gravação/mixagem.
Eu prometo que se você pudesse desligar todos os instrumentos ali e ouvir apenas aquela guitarra, seu rosto seria do tipo "caramba, soa tão diferente sozinho!"
Se você pegar aquela guitarra e colocar em outro álbum, digamos um álbum do Bon Jovi (ou qualquer outra banda), nunca soaria igual porque todos os instrumentos dependem uns dos outros, daí o termo mixagem e não sozinho.
Então, a única maneira de chegar pelo menos perto desse tom é =

1- Guitarra com os mesmos captadores.
2- Todo o equipamento que ele usou.
3- O mesmo estúdio com o mesmo equipamento.
4- O mesmo engenheiro de gravação.
5- A mesma música com a mesma mixagem.

Então é impossível, para sua guitarra soar como a dele, você precisa de uma música (mix) com exatamente os tons que aquele álbum tem (todos os instrumentos). Nunca se perguntou por que em cada álbum os músicos têm tons diferentes?
Alguns querem tons diferentes, mas mesmo que quisessem o mesmo tom de seu último álbum, eles teriam que seguir minha lista.

Então, o melhor conselho que posso te dar é encontrar seu próprio tom, ser feliz com ele e esquecer de clonar os tons dos outros, é um pesadelo e obviamente impossível ;)

#7 ·
Há uma diferença definitiva no tom nesse solo. Quando eu toco, uso um tom fortemente distorcido com um pouco de chorus e um longo delay. Eu uso o captador do braço da minha jem (evos) para a primeira parte e então mudo para a ponte e ligo um wah, mas apenas em uma posição estática, sem movê-lo muito (usando o wah mais como um eq, meio que como o velho truque de shanker ou van halen) para a segunda parte. Claro que você nunca terá o tom exato e os caras que apontam isso aparentemente perdem o ponto de se divertir tocando!!! Eu não estou tentando reproduzir o tom de ninguém, eu apenas aumento o volume e toco repetidamente até gostar!! Continue e espero que isso ajude de alguma forma.

#8 ·
Olá 6fingers,

Eu entendo totalmente o seu ponto de vista, embora na minha experiência o tom básico possa ser recriado, é a *sensação* que é difícil, senão impossível de obter. A forma como as notas são tocadas, o vibrato, coisas assim. Por exemplo, você pode obter um "som marrom" (ou algo que se aproxime) se usar um velho Marshall e algo com um captador de ponte e dar-lhe muita força, se você equalizá-lo corretamente, você estará no caminho certo, mas você não soará como EVH, pois ninguém tem a sensação que ele tem. Então você está absolutamente correto em um aspecto... mas ainda é possível obter um tom aproximadamente próximo.

É realmente mais a distorção/EQ que eu estava tentando obter em oposição a simplesmente imitar todo o som... apenas por fascinação... no entanto, concordo que encontrar seu próprio som é importante. Aprendi isso bem cedo (estou tocando há 8 anos). Mas ainda é divertido tentar recriar um som que você ouve em um disco! Embora, como você diz, você nunca o obterá 100%, mas é divertido fazê-lo. :)

Você tem gravado muito 6fingers? Eu estive no estúdio várias vezes com minha antiga banda anos atrás, a última vez foi há cerca de 5 anos. :S De vez em quando faço gravações caseiras hoje em dia.

#9 ·
É realmente mais a distorção/EQ que eu estava tentando obter em vez de simplesmente imitar todo o som...
Como eu disse, "todo o som" inclui os outros instrumentos e tudo o que um engenheiro de mixagem fez lá. Mesmo que você conseguisse obter o mesmo tom ainda com outros instrumentos (mix diferente), soaria completamente diferente.

Você tem gravado muito, 6fingers? Eu estive no estúdio várias vezes com minha antiga banda anos atrás, a última vez foi há cerca de 5 anos. :S Faço gravações em casa de vez em quando hoje em dia.
'87
Eu trabalho para estúdios de gravação desde 1999 e construí meu próprio estúdio em 2003.

#11 ·
As revistas de guitarra costumavam ter uma seção onde davam sugestões sobre como configurar seu equipamento para soar como as músicas transcritas na revista. Eu ria. Não tenho certeza do porquê de eles se darem ao trabalho. É como se eles assumissem que todas as guitarras e equipamentos são iguais.
Acho que era uma questão de $. A Guitar World costumava fazer isso e era patrocinada pela BOSS, então eram todos os pedais BOSS que eram usados.

#22 ·
Eu iria apenas para um amplificador de alto ganho, talvez um toque de compressor para sustain e uma grande quantidade de reverb de salão. Eu poderia ser tentado a adicionar uma pequena pitada de delay também, apenas para suavizar as coisas, embora a mixagem precise ser quase imperceptível, pois não consigo ouvir nenhum delay na guitarra, mas pode estar lá.

Basta tentar criar um tom que torne a execução do solo divertida para você, um tom com o qual você não precisa lutar para sentir o que está tentando tocar. Confie em seus ouvidos e não se preocupe em discar exatamente o mesmo tom que o da gravação.